terça-feira, 5 de junho de 2007

Moloch

Hoje eu assisti ao filme Moloch, que fala sobre a vida pessoal de Hitler e Eva Braun em um final de semana de 1942. Antes de mais nada, gostaria de colocar que o filme é uma bosta deixa a desejar em alguns momentos. Ou em todos os momentos, sei lá.

Bem, a cena inicial mostra a Eva Braun dançando pelada na mureta de um terraço de uma casa gigante no topo de uma montanha no inverno alemão, durante uns 5 minutos. Seria a cena mais interessante do filme, se a Eva não fosse feia e gorda.

O Hitler é mostrado como um idiota incapaz de articular duas idéias, e o Goebbels parece um anão de circo, em todos os sentidos. As conversas seguem um roteiro básico: primeiro, os personagens se encontram, e ninguém fala nada; em seguida, alguém fala alguma coisa bem idiota; os personagens permanecem em silêncio, cada um pensando na resposta mais absurda e incoerente possível; então, todos falam ao mesmo tempo e, por último, o Hitler fica puteado furioso e dá um discurso sobre como os alemães são superiores (ou sobre por que os tchecos têm bigodes que crescem pra baixo).

O filme é insuportável, tem várias cenas que não fazem sentido nenhum, e o roteiro não parece seguir nenhuma lógica definida. Se as cenas fossem mostradas na ordem inversa, do final para o começo, não faria absolutamente nenhuma diferença, tirando o fato de que o Hitler iria embora da casinha antes de chegar.

Comparado com “A Queda” (der Untergang), o filme é um lixo. Mas se não comparar, é um lixo também. Além disso, vale comentar que durante todo o filme ninguém diz um único “Heil Hitler!”, nem nada semelhante. E o discurso do Hitler de camiseta regata e bermuda foi absolutamente ridículo. A cena do Hitler hipocondríaco foi digna do Zorra Total. O filme é um saco não correspondeu às minhas expectativas.

Moloch

Alemanha/Rússia

1999

+- 105 minutos

3 comentários:

bia disse...

eeeek, nao dá vontade nenhuma de ver XP

Sokurov disse...

És muito burro!

Claudio Santos Webmaster disse...

Seja bom ou seja ruim, se o filme tiver Hitler no meio eu assisto. Quero aprender como é que ele conseguiu tirar tanto dinheiro dos bancos americanos ( yeah! eu disse bancos americanos: Morgan, capiche?)para fazer guerra. Sim porquê alguém acredita que a Alemanha desti tamanhinho iria ter tantos recursos, tanta arma para sustentar um exército gigantesco sozinha? Não meus caros, os EUA financiaram a Alemanha Nazista e fizeram o mesmo que fizeram com o Saddam - criaram o bicho e depois quando não serviu mais tiraram ele de cena.