sábado, 7 de julho de 2007

Wikipedia: funções e críticas


A Wikipedia, desde sua popularização, vem sendo alvo de críticas devido à democratização do conhecimento. Como qualquer pessoa pode escrever o que quiser, a veracidade da informação acaba se tornando altamente duvidosa. Isso, sem dúvida, é verdade.

Por outro lado, os próprios criadores já admitiram que o site não é fonte segura de informação, e que serve apenas como apoio a consultas.

A Wikipedia é ótima para se conseguir informações atualizadas rapidamente. Diferentemente da enciclopédia, não precisamos comprar uma nova todo ano; o site estará sempre atualizado. Além disso, a abrangência dos assuntos vai muito além da de uma enciclopédia convencional, existindo artigos sobre canções, filmes e bandas sem grande visibilidade, devido ao espaço ilimitado fornecido pela internet.

Sempre que tenho curiosidade sobre alguma coisa, seja um lugar, uma pessoa, uma banda ou qualquer outra coisa, eu procuro na Wikipedia, que, quase sempre, satisfaz a minha curiosidade. Aprendi sobre países e pessoas que só conhecia pelo nome, e, embora as informações não sejam, na maioria dos casos, aprofundadas, abrem as portas para uma pesquisa mais séria sobre o que interessa ao leitor e mostram que há mais no mundo do que a cidade natal de alguém. Acho que o principal mérito da Wikipedia é dar informações gerais sobre algo que, se for significativo aos interesses do leitor, pode ser aprofundado através de outras fontes.

Agora, sinceramente, alguém que está fazendo um trabalho sério que envolve pesquisa precisa ser alertado de que uma enciclopédia de domínio público não é uma fonte segura de informações? Isso é simplesmente burrice! Alguém desenvolvendo um trabalho científico que usa a Wikipedia como fonte deveria ser proibido de fazer o trabalho!

As críticas à Wikipedia são infundadas, tendo em vista que os idiotas são os que buscam informações confiáveis lá, e não as pessoas que contribuem para o projeto. Por isso, sim, a Wikipedia é uma grande idéia, um grande projeto que deu certo, permitindo acesso a muitas informações, a muitas pessoas, de graça, e acho que é uma das grandes provas de que a internet não é freqüentada apenas por imbecis acéfalos.

Resumindo: curiosidade sim, pesquisa não.

6 comentários:

Guima disse...

eu acho que a wikipedia pode ser sim usada para pesquisa, só que, como em qualquer pesquisa decente, não pode ser a única fonte, né...
e a wikipedia também é boa fonte de sites por onde começar a fazer a pesquisa, pq o site tem as suas próprias fontes.

Waick disse...

não, não pode ser usado pra pesquisa séria pq qualquer um pode editar. se eu quiser escrever uma informaçao errada, eu escrevo. nao é 100% confiável.

Guima disse...

tu escreve uma informação errada, ok, mas, como eu disse antes, pra qualquer pesquisa decente tu usaria mais de duas fontes, né.
e a própria wikipedia tem um grupo de pessoas que controlam o que é escrito nela e quando a informação é pouco confiável eles põem uns avisos, é só prestar atenção.

bia disse...

isso aí

Cláudio Firmo disse...

Creio que o Wikipedia só deva ser usado por pessoas que detêm um pouco do conhecimento sobre o assunto pesquisado; do contrário, estará fadado a erros absurdos, pois os autores dos textos - muitas das vezes - sequer deveriam ter escrito algo, ainda que sobre eles próprio. Além do mais, quem são as pessoas que trabalham sob a tutela do Wikipedia e que, na maioria das vezes - eliminam páginas a bel-prazer? Aliás, creio que já fui muito longe, pois não desejo adiantar o que penso antes de terminar minhas pesquisas (para artigo científico) sobre o Wikipedia.

Anônimo disse...

Meu site foi bloqueado por eu ter mencionbado o nome do meu espetáculo infanto-juvenil e o site. Mas eu acho estranho porque empresas automobilísticas podem não só postar o endereço do site e exibir fotos de sua sede e até mesmo fotos dos seus carros.