segunda-feira, 1 de outubro de 2007

The Dictionary of the Devil

Sarcasmo, pessimismo e cinismo com muito (mau-) humor. É uma boa definição para o livro O Dicionário do Diabo, de Ambrose Bierce, escritor americano do fim do século XIX.

Como o nome já sugere, o livro tem formato de dicionário, mas, ao invés de definir objetivamente cada vocábulo, o autor contextualiza, interpreta e joga com palavras e significados, criando uma coleção de frases geniais aplicáveis a muitas ocasiões atuais, apesar de ter sido publicado em 1911. A leitura é leve, apesar de alguns termos terem se tornado obsoletos e de que algumas das referências culturais possam ser obscuras ao leitor. O inglês pode ser um pouco diferente do que estamos acostumados hoje em dia, e um dicionário do lado pode ajudar, embora seja possível se divetir sem ele (façam o que eu digo, e não o que eu faço).

Vou colar aqui algumas das definições que me chamaram a atenção. Por se tratar de um dicionário da língua inglesa (num sentido bem amplo da palavra dicionário), muitas entradas não oferecem possibilidade de tradução, devido a trocadilhos e duplos sentidos. Aí vai:

Admiration n. Our polite recognition of another's resemblance to ourselves.

Defame v.t. To lie about another. To tell the truth about another.

Diary n. A daily record of that part of one's life, which he can relate to himself without blushing.

Diplomacy n. The patriotic art of lying for one's country.

Egotist n. A person of low taste, more interested in himself than in me.

I is the first letter of the alphabet, the first word of the language, the first thought of the mind, the first object of affection. In grammar it is a pronoun of the first person and singular number. Its plural is said to be We, but how there can be more than one of myself is doubtless clearer to the grammarians than it is to the autor of this incomparable dictionary.

Impartial adj. Unable to perceive any promise of personal advantage from espousing either side of a controversy or adopting either of two conflicting opinions.

Impunity n. Wealth.

Laziness n. Unwarranted repose of manner in a person of low degree.

More adj. The comparative degree of too much.

Peace n. In international affairs, a period of cheating between two periods of fighting.

Positive adj. Mistaken at the top of one's voice.

Selfish adj. Devoid of consideration for the selfishnes of others.


Tendo em vista que eu digitei essas definiçõs, uma a uma, são muitas. E eu tive que selecioná-las entre muitas.

Como podem ver, é um livro essencial para quem gosta de ler, escrever, e de jogos com palavras. Além disso, é uma leitura leve e engraçada, daquelas de ler no ônibus (ou no banheiro, se preferirem...).

Recomendo.

3 comentários:

bia disse...

que bom que tu gostou! acho que vou roubar ele de ti um dia desses.

Bruno disse...

mto bom

nathy disse...

que bom que tu gostou [2]
:P
anyway
depois, tipo ferias de verao, eu tmb ovu querer emprestado xDDD