quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Nescau ou Toddy – os resultados e as implicações

Depois do sucesso estrondoso da primeira enquete desta gloriosa webpage, a equipe do Reclamando de Tudo tem a honra de apresentar os resultados, acompanhados de uma rigorosa análise sociológica e política, investigando as razões e as conseqüências da mentalidade do brasileiro em relação à questão proposta.

Para quem não sabe, a enquete convidava os participantes a responder qual dos dois produtos estaria mais de acordo com seu gosto pessoal, incluindo variáveis como aparência, aroma, consistência, cor, sabor, solubilidade e resultado final da bebida: Nescau ou Toddy.

Os resultados são os que se seguem:



Como se pode ver, a população prefere, em larga escala, o produto denominado Toddy, enquanto o Nescau se revelou como sendo um produto de nicho: cruzamentos de dados revelaram que os indivíduos que preferem Nescau possuem ascendência nordestina, assistiram a uma média de 4,8 edições do Big Brother e votam em partidos de esquerda.

O Toddy, por outro lado, é mais comumente consumido por famílias brancas de classe média que possuem 1,6 crianças no lar, que votam no PSDB e que assistem furtivamente ao programa do Faustão, embora o neguem veementemente em situações sociais.


Os típicos consumidores de Toddy

Alguns dos entrevistados expressaram confusão em relação às duas últimas alternativas: “Nesquick de Morango” e “Hitler”. Esclarescemos aqui que estas alternativas estavam presentes com o objetivo de mensurar a quantidade de leitores com distúrbios mentais que acessam o Reclamando de Tudo. Felizmente, os resultados revelam que nenhum pesquisado expressou preferência por Nesquick de morango, de onde se conclui que o público leitor é mentalmente são, ainda que os resultados não possam ser estendidos para os colaboradores do blog.

Um número pequeno - porém expressivo – de entrevistados afirmou preferir Hitler como seu achocolatado matinal, o que não surpreendeu os pesquisadores. “É sabido que em tempos de turbulência econômica a incerteza em relação ao futuro leva os cidadão a direcionarem suas crenças políticas a partidos tipicamente de direita, que prometem ordem, segurança e Lebensraum para o Vaterland”, diz o professor emérito da universidade de Frankfurt, Dr. Astolf Hibbler.


 A incerteza dos tempos de crise levam a uma guinada à direita nas questões de Großdeutschland, diz o Dr. Hibbler.

No âmbito social, os resultados da pesquisa colocam em evidência o abismo da desigualdade no país, uma vez que as pessoas que preferem Nescau se diferenciam das que preferem Toddy por possuírem níveis baixos de renda, escolaridade e paladar, além de se concentrarem em regiões geográficas definidas – ou, como prefere o professor J. Malthus, da Universidade Estadual do Acre, os “guetos do Nescau”.


 “O povo que toma Nescau tem menas (sic) oportunidades do que os burgueses que tomam Toddy”, afirma Erivaldo de Souza, auxiliar de pedreiro.

A cúpula do PT declarou que está atenta aos resultados, e que os mesmos “jogaram um pouco de luz sobre questões que ainda estavam por definir do plano de campanha de Dilma Rousseff”, afirmou um deputado que preferiu não ser identificado. Apesar disso, o partido não está preocupado com o índice de preferência por Hitler no mercado dos achocolatados. Existem, inclusive, boatos não confirmados nos corredores do Senado que dizem que o governo Lula planeja um novo programa social para combater a desigualdade dos produtos alimentícios para o café da manhã do brasileiro.


 Em coletiva, Dilma evitou comentar sobre o suposto Bolsa Nescau.

Os resultados da pesquisa, acompanhados de um relatório mais extenso que explica com maior profundidade os temas aqui abordados, além de adentrar pelas questões psicológicas e psico-sexuais da questão, foi enviado para universidades e ONGs do Brasil e do mundo. Enquanto isso, o Reclamando de Tudo já está elaborando o questionário para uma nova pesquisa, cujo tema será divulgado em uma aguardada coletiva de imprensa, em breve.

3 comentários:

The Eldar disse...

eu não votei no Hitler pq qdo vi que era entre nescau e Toddy, a resposta era mto óbvia.

nas próximas enquetes vou tomar mais cuidado.

tio_do_buteco disse...

Não vou revelar meu voto, mas estou insatisfeito com o resultado da pesquisa.

todymacedo disse...

Estou triste por não ter participado da pesquisa... kkkkkkkkkkkkkk