segunda-feira, 10 de maio de 2010

Carmilla

Uma história gótica de horror na qual a antagonista é uma vampira lésbica: poucos livros podem se gabar de ter uma premissa mais interessante e chamativa. Escrito por J. Sheridan Le Fanu e publicado em 1872, Carmilla inventou muito do que se tornou padrão em histórias de vampiro, como a aparência física dos vampiros: altos, magros, com olhos grandes, languidez etc.

Além de servir de inspiração para Lesbian Vampire Killers, o filme britânico do ano passado que pega emprestado até o nome da personagem e que eu ainda não tive saco de ver porque deve ser ruim, Carmilla serviu também de inspiração pra Bram Stoker (o livro foi publicado 25 anos antes de Dracula).

Para os nossos leitores mais pervertidos, vale avisar que a história não consiste emum amontoado de cenas pornográficas, até porque o livro é do século XVII. Na verdade, o lesbianismo da vampira Carmilla é apenas fortemente insinuado, mas ainda assim serviu de inspiração pra todo um subgênero de literatura. Aliás, como geralmente fazem as histórias góticas, o livro mistura romance com terror, e é uma leitura bem curta e divertida.

Infelizmente, só encontrei o original em inglês pela Amazon, e o frete custa mais que o livro. Felizmente, a obra é de domínio pública e pode ser encontrada de graça na internet.

File:Carmilla.jpg

Mais: http://en.wikipedia.org/wiki/Carmilla

5 comentários:

Bianca disse...

quero ler! (que dúvida...)

Bruno G. Guimarães disse...

vê pela cultura...!

The Eldar disse...

e os resultados da enquete? quando tu vai postar? :P

Anônimo disse...

A editora Hedra acaba de lançar o livro por apenas R$18,00. e de quebra, lançou tb Contos Clássicos de Vampiros, com textos já consagrados e outros inéditos. abs

Thayná Tolledo disse...

Tá ótimo mas não qro dar pra vc e sua postagem tbm foi ótima tá de parabéns e sim esse filme é horrível eu assisti até a metade sou fissurada em vampiros e bom isso acabou com eles beijão.